A Vórtx Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários atua como agente fiduciário das debêntures emitidas pela Phoenix, empresa que detém 75,80% das ações ordinárias e corresponde a 30,29% do capital total da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE).
Recentemente, a Vórtx foi mencionada em reportagens sobre possíveis mudanças em seu controle acionário, que envolvem a Sabesp (SBSP3) e a Eletrobras (ELET6). Em comunicado divulgado na tarde deste domingo, 5 de novembro, a EMAE anunciou que recebeu uma notificação da Vórtx referente ao vencimento antecipado das debêntures emitidas pela Phoenix, que são garantidas por ações da EMAE.
Esse vencimento antecipado motivou o credor a iniciar negociações para a venda das ações do bloco de controle da EMAE para a Sabesp, conforme noticiado pela companhia de saneamento paulista. Além disso, a Sabesp também está em processo de aquisição de 66,8% das ações preferenciais da EMAE, até então detidas pela Eletrobras.
Em sua declaração, a EMAE ressaltou que não esteve envolvida nas negociações e tomou conhecimento das transações apenas por meio das divulgações feitas pela Sabesp e pela Eletrobras, assim como pela repercussão na mídia. A empresa enfatizou que suas operações continuam a ocorrer normalmente e que a EMAE já contatou a Phoenix para solicitar informações adicionais sobre a situação.