O Bitcoin apresenta uma tendência de alta que pode levar seu valor a um novo recorde histórico, superando os 135 mil dólares. Essa previsão foi feita por Geoff Kendrick, chefe de pesquisa de ativos digitais do banco Standard Chartered, em uma análise recente.
Nos últimos dias, o preço do Bitcoin ultrapassou os 121 mil dólares, seguindo uma tendência que já foi chamada de “Uptober”, referindo-se ao bom desempenho do ativo financeiro em outubro. Na manhã de sexta-feira, o Bitcoin estava sendo negociado a cerca de 120.420 dólares, representando um aumento de 1,3% em relação ao dia anterior, conforme dados de agregadores de preços de criptomoedas.
Kendrick destacou que, ao contrário do que se esperava, o Bitcoin deixou para trás um padrão que geralmente resultava em quedas de preço 18 meses após ciclos de halving. O halving é um evento que corta pela metade as recompensas para os mineradores, o que pode influenciar a oferta e, consequentemente, o preço da moeda. A expectativa era de que, após o halving de abril de 2024, o preço do ativo apresentasse fraquezas, mas observou-se um cenário diferente atualmente.
Ele também apontou que fatores externos, como a atual paralisação do governo dos Estados Unidos, estão impactando os preços. Durante a paralisação anterior, que ocorreu entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019, o Bitcoin apresentava um comportamento diferente, o que não teve grande efeito na moeda na época. Agora, no entanto, o Bitcoin tem uma relação mais próxima com os “riscos do governo dos EUA”, refletida em sua conexão com os títulos do Tesouro americano.
Os recentes aumentos no preço do Bitcoin deixaram muitos usuários de Myriad, um mercado de previsões, otimistas em relação ao valor da criptomoeda. Quase 49% dos participantes acreditam que o preço do Bitcoin superará os 120 mil dólares até 15 de outubro, um aumento significativo em comparação com os 20% registrados dois dias antes.
Kendrick também mencionou o crescimento da demanda institucional por Bitcoin, prevendo que ela aumentará até o final do ano. Ele apontou que as entradas líquidas em fundos de índice de Bitcoin (ETFs) alcançaram 58 bilhões de dólares, dos quais 23 bilhões foram registrados somente em 2025. A expectativa é de que mais 20 bilhões de dólares entrem até o final do ano, o que poderia possibilitar a previsão de que o preço do Bitcoin chegue a 200 mil dólares até o fim de 2025.