Os tenistas gaúchos Orlando Luz e Marcelo Demoliner, que são os cabeças de chave número 1 do ATP Challenger de Lisboa, em Portugal, avançaram para as quartas de final do torneio. O campeonato oferece 100 pontos de ranking mundial para os campeões. Nesta quarta-feira, dia 24, Luz e Demoliner conseguiram uma vitória decisiva sobre a dupla formada pelo austríaco David Pilcher e pelo croata Nino Serdarusic, com o placar de 2 a 0. Os sets foram vencidos com parciais de 6/3 e 7/6, finalizando a partida em 1 hora e 27 minutos.
Com essa vitória, a dupla gaúcha se prepara para enfrentar, nas quartas de final, o vencedor do jogo entre os portugueses Francisco e Henrique Rocha e a dupla composta pelo búlgaro Alexander Donski e o sérvio Stefan Latinovic. Atualmente, Orlando Luz ocupa a 60ª posição no ranking mundial de duplas da ATP, sendo o quarto melhor brasileiro na classificação. Marcelo Demoliner segue próximo, na 85ª posição, sendo o quinto melhor brasileiro.
Em outra disputa, o carioca Fernando Romboli venceu o gaúcho Rafael Matos em um duelo entre brasileiros, garantindo uma vaga na chave principal do ATP 500 de Tóquio, no Japão. Romboli, junto com o polonês Jan Zielinski, venceram Matos e o português Nuno Borges com um jogo apertado, que terminou com os parciais de 6/3, 6/7, e 10-2, após 1 hora e 36 minutos de partida.
Na próxima rodada, Romboli, que atualmente é o brasileiro melhor classificado no ranking de duplas, ocupando a 40ª posição, terá pela frente a parceria dos estadunidenses Christian Harrison e Evan King, que são os cabeças de chave número 1 do torneio.