O passe livre estudantil em Juiz de Fora, criado em abril deste ano, tem sua validade assegurada até o dia 22 de dezembro. A Prefeitura de Juiz de Fora informou que essa data foi escolhida porque, a partir desse dia, todas as instituições de ensino entrarão em recesso. A suspensão temporária do benefício no fim do ano está prevista no decreto que regulamenta o passe livre, mas o texto não especifica quando o benefício será reativado.
A falta de uma data definida para o retorno do passe livre em 2026 gera preocupação entre os estudantes, especialmente porque o calendário letivo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) prevê que as aulas comecem novamente em 5 de janeiro. Assim, muitos alunos poderão ficar sem o benefício durante o primeiro mês do ano letivo.
Para situações em que o calendário letivo é prorrogado, como comumente ocorre na UFJF, o decreto, publicado em 4 de abril, estabelece que a Secretaria de Mobilidade Urbana poderá prorrogar a validade dos cartões de Passe Livre Estudantil para os estudantes afetados.
A administração municipal assegurou que os estudantes da UFJF terão seu benefício prorrogado. Além disso, foi informado que um novo decreto será emitido em breve, trazendo orientações detalhadas para os alunos que usam o passe livre.



