A vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite, começa nesta quarta-feira, dia 3 de dezembro, em Campo Grande. A campanha é voltada para gestantes a partir da 28ª semana de gestação. Serão disponibilizadas 2.966 doses da vacina, suficientes para atender aproximadamente 1.600 mulheres.
Inicialmente, o imunizante estará disponível em sete unidades de saúde até as 16h45. A única exceção é a Unidade de Saúde da Família (USF) Noroeste, que funcionará até as 22h45 para facilitar o acesso das gestantes. Este esforço faz parte de uma estratégia gradual da Secretaria Municipal de Saúde, que pretende expandir a vacinação para todas as 74 unidades de saúde da cidade.
A vacina é especialmente importante para a proteção dos bebês, uma vez que eles são mais vulneráveis às complicações sérias ocasionadas pelo VSR, especialmente nos primeiros meses de vida. Dados indicam que até 50% das crianças com menos de três meses podem precisar de internação devido à infecção.
A superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente, Veruska Lahdo, ressaltou que a vacinação será realizada de maneira a garantir que todas as gestantes tenham acesso ao imunizante em toda a cidade, começando com uma unidade de saúde referenciada em cada distrito.
As gestantes que desejam se vacinar devem se dirigir a uma das unidades que estão com a vacina disponível a partir das 13h e levar um documento pessoal para a comprovação.


