O Parlamento Europeu irá suspender o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos, em resposta às crescentes tensões envolvendo a Groenlândia. Conforme informações da mídia internacional, o anúncio oficial da suspensão está previsto para ocorrer nesta quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024.
Inicialmente, a votação sobre o acordo estava programada para os dias 26 e 27 de janeiro. O entendimento comercial, que consistia na eliminação de tarifas da UE sobre importações de bens norte-americanos, contava com uma ampla aprovação dos partidos políticos do bloco.
Entretanto, atualmente, há um “consenso majoritário” entre os grupos políticos da UE para congelar o acordo. Essa afirmação foi feita por Iratxe García Pérez, presidente do partido Social-Democrata (S&D), em declarações à imprensa, conforme reportado pela AFP.
Valerie Hayer, presidente do grupo centrista Renovação, declarou que a suspensão enviará uma mensagem “forte” de descontentamento à Casa Branca, alertando empresas dos EUA que desejam preservar o acesso ao mercado europeu. A publicação francesa Le Monde reportou sua visão sobre as implicações dessa decisão.
Por outro lado, Manfred Weber, líder do Partido Popular Europeu, o maior no Parlamento e de orientação conservadora, também manifestou apoio à suspensão. Em uma postagem nas redes sociais no fim de semana, ele destacou que, apesar do apoio ao acordo, as recentes ameaças de Donald Trump relacionadas à Groenlândia tornam a aprovação inviável no momento.



