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Notícias financeiras

Apenas 29% das empresas brasileiras utilizam hidrovias

Lucas Ayala
Atualizado em: 1 de outubro de 2025 00:15
Por Lucas Ayala
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5 min. de leitura
Área de contêineres no Porto de Itajaí, em Santa Catarina (Foto: Divulgação)
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O transporte por cabotagem, que utiliza hidrovias para a movimentação de cargas, ainda é um segmento pouco explorado pelas empresas brasileiras. No entanto, a regulamentação do Programa BR do Mar, prevista para julho de 2025, poderá impulsionar o uso desse modal. Um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que atualmente apenas 29% das indústrias utilizam o transporte por cabotagem. Entre as que não fazem uso desse método, 20% manifestaram interesse em adotá-lo, desde que existam condições adequadas e redução dos custos operacionais.

Apesar do vasto potencial das hidrovias brasileiras, a cabotagem representa apenas 11% da matriz de transportes do país, com a movimentação concentrada em petróleo e derivados, que totaliza 75% desse volume. O estudo também indica que 76% dos empresários que utilizam o modal desconhecem o BR do Mar. No entanto, entre os que têm conhecimento, nove a cada dez acreditam que o programa oferecerá benefícios, principalmente na diminuição dos custos logísticos.

Programa BR do Mar

Estabelecido em 2022, o BR do Mar tem como objetivo aumentar a disponibilidade de embarcações e reduzir os gastos logísticos. Com o Decreto nº 12.555/25, foram estabelecidas normas que permitem que as Empresas Brasileiras de Navegação (EBNs) afretam embarcações estrangeiras, conforme as diretrizes do programa.

A cabotagem caracteriza-se pelo transporte de cargas entre portos dentro do mesmo país, sem atravessar fronteiras internacionais, representando uma alternativa viável ao transporte rodoviário. Os benefícios incluem a capacidade de movimentar grandes volumes, redução de custos, maior segurança contra roubos e impacto ambiental menor.

De acordo com Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais da CNI, “o Brasil possui uma costa extensa, mas ainda faz uso limitado da navegação de cabotagem. Para a indústria, que transporta grandes volumes, esse modal pode ser decisivo para aumentar a competitividade”.

Custos e Barreiras

Entre os empresários que já operam com cabotagem, 85% esperam reduzir despesas com esse modal, enquanto 70% dos que ainda não utilizam destacam essa vantagem. Contudo, a pesquisa aponta que quase 70% dos respondentes identificam os baixos investimentos em infraestrutura portuária como um dos principais obstáculos para o avanço da cabotagem no Brasil.

Outros desafios incluem:

  • Incompatibilidade geográfica (45%)
  • Falta de rotas disponíveis (39%)
  • Maior tempo de trânsito (15%)
  • Distância até os portos (15%)
  • Segurança do modal (21%)

Os estados com maior potencial de expansão desse modal incluem Rio Grande do Sul (17%), Bahia (13%), Rio Grande do Norte (13%) e Santa Catarina (13%).

Competitividade e Sustentabilidade

Paula Bogossian, analista de infraestrutura da CNI, afirma que o aumento na utilização da cabotagem poderia promover uma redução de até 13% nos custos logísticos do Brasil. “Atualmente, o transporte rodoviário é utilizado inadequadamente em longas distâncias. É fundamental equilibrar a matriz de transportes para aumentar a competitividade”, comenta.

O estudo revela que as empresas que utilizam a cabotagem percorreram distâncias médias de 1.213 km, em comparação com 862 km das que não a adotam. O uso deste modal é mais elevado entre empresas maiores, com apenas 7% das pequenas utilizando esse método, em contraste com 22% das médias e 44% das grandes.

Ainda que a regulamentação esteja em vigor, faltam diretrizes que definam aspectos importantes, como contratos de afretamento de longo prazo e critérios para o conceito de “embarcação sustentável”. A CNI destaca a necessidade de articular a agenda ambiental com a expansão da cabotagem.

“Este modal já é seis vezes menos poluente que o transporte rodoviário. Precisamos de regulamentos que sustentem o crescimento da indústria naval brasileira,” finaliza Muniz.

A pesquisa da CNI ouviu 195 empresas de 29 setores industriais, abrangendo diferentes regiões do país.

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