A Fitch Ratings elevou suas previsões para o Produto Interno Bruto (PIB) global e dos Estados Unidos, destacando que o aumento dos investimentos em tecnologia da informação (TI) e os efeitos de riqueza gerados por mercados de ações em alta estão ajudando a mitigar os impactos das tarifas elevadas. As informações foram divulgadas no relatório trimestral de perspectivas globais, publicado nesta quarta-feira, 3 de outubro.
A agência de classificação de risco projeta que o crescimento econômico global deve desacelerar para 2,5% em 2025 e para 2,4% em 2026, em comparação a 2,9% em 2024. Nos Estados Unidos, a expectativa é de crescimento do PIB de 1,8% em 2025 e 1,9% em 2026, com revisões de 0,2 e 0,3 pontos percentuais, respectivamente, em relação ao relatório anterior, divulgado em setembro.
Além disso, a Fitch fez uma revisão significativa para cima de suas estimativas de investimento privado nos EUA desde o último trimestre. Os gastos de capital em TI foram responsáveis por quase 90% do crescimento do PIB no primeiro semestre de 2025, embora as importações de TI também tenham aumentado. A análise sugere que o crescimento do mercado de ações, impulsionado pela inteligência artificial (IA), pode adicionar até 0,4 pontos percentuais aos gastos do consumidor.
O economista-chefe da Fitch, Brian Coulton, afirmou: “A revolução da IA estimulou gastos adicionais do setor privado em uma escala que está amortecendo fortemente o impacto adverso dos aumentos tarifários. Os robôs vieram para o resgate”.
Em um relatório separado, a Fitch classificou a perspectiva setorial dos governos estaduais e locais dos EUA como “Neutra” para o próximo ano, indicando que a maioria das classificações é considerada “Estável”. A qualidade do crédito deve permanecer consistente, uma vez que os governos manejam um crescimento mais lento com reservas robustas e orçamentos prudentes. No entanto, a análise também alerta para riscos emergentes, como um mercado de trabalho mais lento, inflação impulsionada por tarifas e mudanças nas responsabilidades federais.



