Emma Heming Willis compartilhou suas reflexões sobre a temporada de festas e o desafio de cuidar do marido, Bruce Willis, que enfrenta a demência frontotemporal. Em um ensaio emocional, publicado em seu blog e divulgado em suas redes sociais, ela falou sobre como o significado das celebrações mudou ao longo dos anos, especialmente desde que Bruce recebeu o diagnóstico da doença.
Emma, que se casou com o ator em 2009, mencionou que momentos que antes eram de pura alegria agora estão misturados a sentimentos de tristeza. Para ela, lidar com a demência ressignifica as festividades. Ela explicou que as festas não desaparecem com a chegada da doença, mas se transformam. O luto é um sentimento comum e aceitável durante as comemorações, que costumam ser um tempo de reflexão e união.
A cuidadora destacou que a tristeza não se refere apenas à morte, mas também às mudanças e às perdas ambíguas que quem cuida de alguém com doenças como a demência enfrenta. Emma também recordou como Bruce sempre foi uma figura central nas celebrações de Natal, enfatizando sua alegria em estar com a família, as tradições comemorativas e seu talento em fazer panquecas.
Ela abordou os desafios que surgem para os cuidadores durante as festas, onde a pressão para manter a normalidade pode ser intensa, enfatizando que o conceito de “normal” pode ser variável quando há demência na família. Apesar da dor, Emma reafirmou que a alegria e a tristeza podem coexistir, e que um não elimina o outro.
No final de sua mensagem, ela deixou uma nota de esperança ao dizer que, embora as festas sejam diferentes agora, isso não significa que sejam vazias ou sem significado. Há ainda amor, conexão e momentos de felicidade a serem vividos.
Bruce Willis foi diagnosticado com afasia em 2022, uma condição que afeta a capacidade de entender ou expressar a linguagem. Em 2023, recebeu um diagnóstico mais específico de demência frontotemporal. Essa forma de demência afeta a personalidade e pode provocar mudanças comportamentais. Emma e Bruce têm duas filhas, Evelyn e Mabel, e Bruce é pai de outras três filhas, Rumer, Scout e Tallulah, de seu relacionamento anterior com Demi Moore. Recentemente, Emma lançou um livro sobre o papel dos cuidadores, intitulado “The Unexpected Journey: Finding Strength, Hope, and Yourself on The Caregiving Path”.



