Na noite de segunda-feira, o Milwaukee Brewers fez história ao realizar a primeira dupla eliminação 8-6-2 da pós-temporada da Major League Baseball (MLB) em um jogo contra o Los Angeles Dodgers, durante o primeiro jogo da Série de Campeonato da Liga Nacional.
O momento crucial ocorreu no quarto inning, com as bases lotadas e um out, ainda sem nenhum ponto no placar. O jogador Max Muncy, do Los Angeles Dodgers, acertou uma bola alta em direção ao campo central. O defensor dos Brewers, Sal Frelick, seguiu a trajetória da bola e, ao tentar pegá-la, acabou fazendo com que ela quicasse de seu glove e batesse na parede, retornando para suas mãos.
Como a bola bateu na parede, Muncy não foi eliminado, porém os corredores do Dodgers, aquecendo-se nas bases, confundiram-se e acreditaram que a bola havia sido capturada, o que os levou a não correrem para a próxima base, mas sim a fazerem o chamado “tag up”.
Frelick, percebendo que o corredor Teoscar Hernández estava retornando para a terceira base, rapidamente fez o passe para o shortstop Joey Ortiz. Quando Hernández decidiu correr para casa, Ortiz lançou a bola com precisão para o receptor William Contreras, que conseguiu um out ao pegar Hernández na linha de chegada.
Ortiz revelou que recebeu instruções valiosas de Brice Turang, o segundo base, que o orientou sobre a jogada. O treinador dos Dodgers, Dave Roberts, se referiu ao erro de baserunning de Hernández como um “deslize mental”, mas acrescentou que ele assumiu a responsabilidade pela falha.
Após conseguir o out em casa, Contreras se dirigiu à terceira base e obteve um segundo out contra o jogador Will Smith, que havia retornado à segunda base pensando que a jogada tinha resultado em uma eliminação. Smith comentou que não percebeu que a bola tinha batido na parede e achava que Frelick havia feito a captura.
Esse momento inusitado foi oficialmente anotado como uma dupla eliminação, mesmo começando a 404 pés do prato. Curiosamente, segundo pesquisas, a bola de Muncy teria sido um home run em nove estádios, incluindo o do Dodgers.
Contreras expressou a confusão que envolveu todos os jogadores no campo durante a jogada, mas descreveu como um momento especial para a equipe. Enquanto isso, Frelick ficou frustrado por não ter feito a captura, embora o técnico dos Brewers reconhecesse que, se ele tivesse pegado a bola, Hernández provavelmente teria marcado um ponto.
No passado, a jogada 8-6-2 mais recente na temporada regular ocorreu em 2004, quando Sammy Sosa, do Chicago Cubs, acertou uma bola contra Ken Griffey Jr., do Cincinnati Reds, embora aquela jogada tenha terminado com um tag em casa.
O jogador designado dos Brewers, Christian Yelich, comentou que se tratava de uma jogada estranha e surpreendente, reconhecendo sua importância naquele momento do jogo.