Os fãs do Campeonato Brasileiro estão mais perto de realizar o sonho de ver seus jogadores favoritos no jogo “EA FC”. Recentemente, foi anunciado que alguns atletas da Série A serão incluídos na versão mobile do jogo em um evento especial chamado “Ginga”.
Há rumores de que jogadores como Neymar, do Santos, Memphis, do Corinthians, Hulk, do Atlético-MG, e Everton Ribeiro, do Bahia, estarão presentes na versão para celulares. Além desses, outros atletas do futebol brasileiro também devem ser incluídos no evento online.
A presença desses jogadores na versão mobile sugere que eles também farão parte das versões para consoles do jogo. Informações indicam que os principais nomes do Campeonato Brasileiro devem estar disponíveis apenas no “EA FC 27”, que é a próxima edição do game para videogame e computador.
Desde 2016, os atletas do Brasileirão não estão no jogo devido a questões legais relacionadas à Lei nº 9.615/98, a conhecida “Lei Pelé”. No Brasil, a Electronic Arts precisa negociar individualmente com cada jogador para obter os direitos de imagem, o que complica o processo. Em comparação, na Inglaterra, esses direitos são gerenciados coletivamente por uma empresa, a Premier League Players Ltd, facilitando a inclusão de jogadores nos jogos.
Atualmente, no Brasil, existem dois blocos que reúnem os clubes: a Liga Forte União (LFU) e a Libra. A criação de uma liga unificada poderia ajudar a resolver as dificuldades enfrentadas pela EA.
Por outro lado, os escudos e uniformes dos clubes brasileiros já foram incluídos nas últimas edições do jogo. Em 2020, a EA Sports lançou uma expansão que permitiu a inclusão da Copa Libertadores e da Sul-Americana, possibilitando que os clubes que disputaram essas competições tivessem seus logos e uniformes inseridos no game.
Por exemplo, o Atlético-MG, que participou da Libertadores nos últimos quatro anos, tem sido retratado na franquia desde 2021. O mesmo se aplica a outros clubes, como Flamengo e Palmeiras, que também foram incluídos devido às suas participações em competições internacionais.



